expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
Entrem e fiquem a vontade, espero que aproveitem da melhor forma o nosso cantinho, pois afinal somos Mulheres de fibra

e sabemos mais do que ninguém afirmar o que...

Mulheres gostam ...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A casa e os animais de estimação

Os pets estão cada vez mais presentes entre as famílias, são excelentes companheiros e nos ensinam muito sobre a vida se aprendermos a observá-los, principalmente para crianças, além de ajudar a fortalecerem o sistema imonológico, desenvolvem responsabilidade e afetividade.

É fácil imaginarmos as brincadeiras, os carinhos e aqueles lindos e geladinhos focinhos à espera de nossa atenção.
Agora quando vemos que o estofado da sala, virou cafofo do pequeno pet ou mesmo que a cortina tenha virado muro de escalada para o fofíssimo felino, a coisa muda de figura e vamos do sonho ao pesadelo num estalar de dedos. Por isso antes de qualquer atitude é altamente recomendável pensar nos prós e nos contras e medir o quanto queremos isso. Ele não será filhote para sempre e nem muito menos objetos de decoração será um morador a mais na casa.

E gente, é nisso que devemos pensar antes de levar pets para o nosso lar. Temos que ter bem claro em nossa mente que ter um animal de estimação é como ter um filho. É preciso preparar a casa para a chegada dele e medir o quanto você estará disposta a adaptar o seu cantinho para a chegada desse novo morador. Não dá para se arrepender depois e simplesmente desfazer do peludo como um objeto em desuso.



Tecidos mais resistentes

Para evitar surpresas desagradáveis o melhor é não arriscar, quem está pensando em ter um felino em casa deve saber que estofados e cortinas são verdadeiros parques de diversão para os gatos, assim o melhor é você optar por tecidos que tenham as tramas fechadas, como a camurça, a lona e o algodão. O uso de capas nos sofás também é interessante. Nesse caso, é fundamental que o tecido seja resistente às contantes lavagens.

No caso dos cães, que não precisam afiar constantemente suas garras, a preocupação parece ser um pouco menor, mas lembre-se que adoram cavar, sendo assim não menos importante o uso de tecidos fortes. É bom ressaltar também, que enquanto filhotes podem ser um pouco indisciplinados e vez em quando variarem o local onde fazem suas necessidades, tecidos e pisos fáceis de limpar são indispensáveis fora a paciência para ensiná-los que nem preciso comentar. A boa notícia é que os cães são muito inteligentes e aprendem com muita facilidade se estimulados corretamente.

Pisos que não escorreguem

Chão muito liso, tapetes soltos pela casa e escadas em caracol são um desafio para os cães. A tendência é que desenvolvam problemas nas articulações. Por serem térmicos, mais resistentes a riscos e laváveis, os revestimentos vinílicos são uma boa opção, mas não uma garantia. Vale a pena lembrar que qualquer que seja o piso ele deve ser limpo imediatamente caso o animal erre o lugar de fazer as necessidades.

Para quem não abre mão da madeira, pode optar pelo modelo vinílico que tem textura e visual semelhantes ao da madeira e a praticidade de ser lavável ou quem prefere o natural, procure evitar o acabamento com verniz. Já o carpete, embora seja ótimo para os animais, pois é aconchegante e não escorrega, tem dois inconvenientes: é difícil de limpar e pode se tornar um ótimo abrigo para as pulgas.

Uma casa com animais deve ser limpa constantemente, principalmente quando além deles ainda tenha crianças. Passe sempre um pano úmido pela casa para remover o excesso de pelos, troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana, nunca lave o travisseiro pois é quase impossível que ele seque totalmente, o ideal é que ele seja trocado a cada dois anos, outra arma poderosa da dona de casa é o aspirador de pó, já sabemos que podemos utilizá-lo por toda casa para retirar o excesso de poeira e pelos, agora você sabia que o aspirador de pó é o amigo número um do colchão e do travesseiro?
Pois é, aspirador também pode ser utilizado na nossa cama, ele garante a retirada não só de poeira e pelos visíveis mas também de microorganismos, ácaros, restos de pele morta e tudo aquilo que pode facilitar a chegada das alergias, quem não tiver aspirador, é só sacudir os travisseiros e lençóis.


Brincadeiras ao ar livre

Se você tem um jardim, faça dele um espaço de diversão também para o pet. O ideal  é dividi-lo em duas partes, uma mais reservada, onde você pode ter suas plantas mais delicadas e uma destinada à diversão de seu pet.

Gatos gostam de ervas aromáticas e palatáveis, dê preferência à lavanda, menta, cidreira, erva-doce, tomilho, manjericão e hortelã.
 E isso é verdade memso, esses dias comprei um maço de hortelã na feira e deixei na mesa, quando voltei, minha gatinha estava se deliciando com o aroma da hortelã, achei engraçado, mas não imaginei que era uma preferência.

Já os cães podem se deliciar com frutíferas. Escolha para eles, amora, goiaba e pitanga. Seu amigo cão pode também aproveitar a piscina. "Nesse caso, é importante que o pH da água esteja entre 7,0 e 7,4, e o nível de cloro, entre 1 e 3 ppm para garantir a desinfecção", conforme explica Fábio Forlenza, técnico em piscinas da HTH. Verifique se ele não tem alergia ao cloro.

Espécies de plantas proibidas

Plantas leitosas (antúrio, copo-de-leite, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode) e mais avenca, lírio e bromélias.



É sempre bom buscar conhecimento para educar seu pet, mas existem animais que dão mais trabalho, quando as suas atitudes não surtem efeito o melhor é procurar ajuda profissional!