expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
Entrem e fiquem a vontade, espero que aproveitem da melhor forma o nosso cantinho, pois afinal somos Mulheres de fibra

e sabemos mais do que ninguém afirmar o que...

Mulheres gostam ...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Saiba como limpar seu nome


O seu nome é um patrimônio que você carrega por toda a vida. Manter o nome limpo é manter as contas pagas e em dia, ter acesso ao crédito e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo comércio e pelos bancos. Ou seja, ter um nome limpo é sinônimo de pessoa confiável e de bom pagador, é quando você dá sua palavra ao mercado.
Algumas pessoas acabam deixando de pagar suas contas, seja porque aparecem alguns imprevistos no mês e as contas fogem do controle ou mesmo por descuido e desatenção. Então, acabam ficando com o nome sujo, o que significa que estão com seu nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), SERASA, entre outros.
Uma pessoa com nome sujo sofre algumas consequências por não ter honrado sua palavra: não consegue crédito e financiamento em instituições financeiras e bancos, não pode ser avalista e, principalmente, não pode fazer compras a prazo. É importante também pensar bem ao ser o avalista de alguém, pois caso a pessoa não tenha condições de quitar o pagamento, é você quem deve pagar.


Porém, se você está com o nome sujo, não é preciso se desesperar. Montamos um guia com orientações para você limpar seu nome e voltar a contar com todas as vantagens que o mercado oferece.

Confira o nosso Guia do Nome Limpo:

Meu nome já está sujo

Sujou? Veja como agir:
Quando você deixa de pagar alguma conta, a empresa ou instituição financeira à qual você está devendo registra sua dívida nos órgãos de proteção ao crédito e você recebe em casa uma notificação ou um telefonema informando que está inadimplente, ou seja, lembrando que você está devendo.
A partir disso, basta seguir nosso passo a passo para limpar seu nome:

Primeiro passo:
Após receber a cartinha ou o telefonema informando a inadimplência, procure a empresa a qual você está devendo e negocie a quitação de sua dívida. A partir da data de emissão da carta ou do telefonema que você recebeu, você terá um prazo de 10 dias para fazer isso, antes que seu nome seja registrado na SERASA e/ou no Serviço de Proteção ao Crédito - SPC.

Caso você não tenha o dinheiro para quitar toda a sua dívida, tente negociar o pagamento com a empresa para quem você está inadimplente evitando, dessa forma, que o seu nome seja registrado na SERASA e no SPC.

Segundo passo:
Depois da confirmação do pagamento da dívida, a empresa para a qual você devia tem 24 horas para pedir a retirada do seu nome da lista de devedores da SERASA e do SPC.

Terceiro passo:
Feito esse pedido, os órgãos de proteção ao crédito  SERASA e SPC  têm 24 horas para tirar seu nome do banco de dados deles e, assim, deixá-lo limpo.


Não recebi notificação

Mas e se eu não recebi a notificação?
Existem alguns casos de pessoas que não recebem a carta ou telefonema informando a inadimplência, seja por mudança de endereço ou qualquer outro motivo, e só descobrem que estão com o nome sujo quando não conseguem realizar uma compra a prazo em alguma loja ou a aprovação de uma linha de crédito. Como agir?

Primeiro passo:
Descubra para qual empresa você está devendo e qual é o valor desta dívida. O próprio estabelecimento em que você tentou realizar a compra a prazo e não conseguiu pode passar os dados do credor para que você entre em contato. Outra opção é procurar o SPC ou SERASA e pedir um extrato de todas as suas dívidas em aberto em entidades associadas, como as Associações Comerciais, por exemplo. Vale lembrar que, para pedir este extrato, é preciso estar com o seu CPF em mãos.

Caso vá outra pessoa no seu lugar, ela deverá apresentar a carteira de identidade, uma procuração assinada por você e reconhecida em cartório, na qual deve constar o número do seu CPF, sua data de nascimento, além de uma cópia do seu CPF e da carteira de identidade.

Segundo passo:
Depois de identificada a empresa à qual você deve e o valor, entre em contato e quite sua dívida.

Terceiro passo:
 Após a confirmação do pagamento da dívida, a empresa credora tem 24 horas para pedir a retirada do seu nome da lista de inadimplentes.

Quarto passo:
Feito esse pedido, os órgãos de proteção ao crédito  SERASA e SPC  têm 24 horas para tirar seu nome do banco de dados deles, deixando seu nome limpo.

Cheque sem fundos

E quem teve problema com cheques sem fundos?
Se você passar um cheque sem fundos e ele for devolvido duas vezes pelo banco, seu nome será registrado no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), do Banco Central, e essa informação será enviada aos órgãos de proteção ao crédito. Para regularizar seu nome, você deve:

Primeiro passo:
Procurar a agência do banco em que o cheque foi depositado  aquela que repassou sua situação ao CCF  e solicitar o número do cheque, valor e data em que foi emitido.

Você também consegue obter estas informações em um dos endereços do Banco Central ou nas próprias instituições financeiras, gratuitamente. Não se esqueça: para essa pesquisa é preciso estar com a carteira de identidade e o CPF em mãos.

Segundo passo:
Com número do cheque, valor e data, você deve procurar no canhoto do seu talão para qual estabelecimento ou pessoa passou esse cheque para pagar a dívida e pegar de volta o cheque emitido.

Terceiro passo:
Peça ajuda ao seu gerente de banco e solicite a ele uma carta para anexar ao cheque.

Quarto passo:
Tire uma cópia de todos os documentos entregues ao seu banco, inclusive a carta escrita com seu gerente e o cheque devolvido, para que você possa acompanhar o processo.

Quinto passo:
Caso não seja possível obter o cheque ou a carta, você deverá apresentar ao banco uma declaração do beneficiário do cheque, citando o seu nome e informando que a dívida foi paga, com firma reconhecida em cartório ou com o reconhecimento da assinatura pelo banco do beneficiário, cópia do cheque e certidões negativas dos cartórios de protesto da cidade onde está localizada a agência.

Sexto passo:
A partir de então, o seu banco deverá entrar em contato com o Banco Central pedindo a exclusão do seu nome do CCF.

Importante: peça o protocolo desta comunicação para acompanhar também essa parte do processo.

E se o meu nome ou CPF estiver protestado?
Quando há protesto no seu nome ou CPF, você deverá agir da seguinte maneira:

Primeiro Passo:
Vá até o cartório que registrou o protesto e peça os dados de quem o protestou.

Segundo Passo:
Entre em contato com o estabelecimento, regularize sua dívida e solicite uma carta que afirme que sua dívida foi quitada.
Lembrete: pessoas físicas também podem pedir protesto.
Terceiro Passo:
Reconheça firma dessa carta em cartório.

Quarto Passo:
Retorne ao cartório que registrou o protesto, apresente a carta e peça o cancelamento.

Fonte: http://www.meubolsoemdia.com.br/