expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
Entrem e fiquem a vontade, espero que aproveitem da melhor forma o nosso cantinho, pois afinal somos Mulheres de fibra

e sabemos mais do que ninguém afirmar o que...

Mulheres gostam ...

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Escolha a lancheira certa e o lanche saudável



Para seu filho ter uma boa volta às aulas monte um lanche saudável e escolha bem a lancheira. Trazemos algumas dicas de lancheiras e lanches. Cardápios deliciosos podem ser saudáveis e a escolha do local apropriado para armazenar o lanche do seu filho é muito importante.
Entre materiais escolares e outras pendências, a preparação da lancheira não precisa ser improvisada por conta da falta de tempo e ideias.
A nutricionista do Hospital São Luiz, Adriana Mesquita, traz algumas dicas que permitem que as mães se programem e não se percam na educação alimentar da criança.
Para escolher a lancheira correta você deve procurara algo que seja feito de material resistente e lavável, e a higienização deve ser feita com álcool assim que chegar da escola, não dispensando a lavagem com água e sabão, no mínimo, uma vez por semana. "Importante orientar as crianças para evitar o contato da lancheira direto com o chão e higienizar as mãos antes do consumo dos alimentos", lembrou a nutricionista. Se comprar um lancheira térmica for difícil utilize recipientes térmicos internos.
Para fazer um lanche saudável é importante primeiro conversar com os filhos sobre suas preferências. Reservem um momento para montar um cardápio quinzenal juntos. Assim você se programa e ainda pode negociar alguns itens para estimular o apetite, cuidado que também evita pecar nos excessos de alimentos industrializados, doces e refrigerantes. "Combine com a criança como farão parte do cardápio. Doces e frituras não são proibidos desde que consumidos com equilíbrio", orientou Adriana
Dose as quantidades pois o lanche deve conter cerca de 300 calorias para as crianças com peso adequado. Procure colocar uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos, barrinhas de cereais), uma de proteína (leite e derivados, frios) e outra de vitaminas e minerais (frutas e suco de frutas). "O último e importante passo é verificar a quantidade consumida e a preferência deles ao chegar da escola, fazendo dessa tarefa uma atividade prazerosa e saudável", contou a especialista.

Desfaça algumas dúvidas sobre o cardápio:

Bebidas: Os sucos podem ser naturais, desde que colocados em garrafas térmicas, ou de caixinha, do tipo néctar. Achocolatados prontos e água de coco são ótimas variações.
Frutas: Boas opções são aquelas que podem ser cortadas em pedaços e não escurecem como mamão e melancia. Uma salada de frutas bem colorida também pode estimular a criança. Lembre-se de enviar um talher.
Pães: Alternar o tipo de pão pode evitar que seu filho enjoe dos lanches preparados e corra para a cantina da escola. Ofereça pão de forma comum ou integral, pão sírio, bisnaga, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa.
Recheio: Margarina, requeijão, queijos branco ou mussarela, geleia, peito de peru e presunto magro. Não se esqueça que frios são muito perecíveis, compre pequenas quantidades e verifique as datas de validade após abertos.

Por Catharina Apolinário