expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
Entrem e fiquem a vontade, espero que aproveitem da melhor forma o nosso cantinho, pois afinal somos Mulheres de fibra

e sabemos mais do que ninguém afirmar o que...

Mulheres gostam ...

domingo, 3 de março de 2013

Sofre com a retenção de líquido no calor? Saiba aqui como evitá-la


No calor, especialmente no verão, temos a tendência a inchar. Por que será que isso acontece? “O que ocorre é uma vasodilatação das veias para favorecer a troca de calor com o meio ambiente. Dessa forma, o organismo consegue manter o controle da pressão arterial. Mas isso pode causar inchaços, principalmente nas pernas e nos pés”, explica Mauro Takahashi, nutricionista com Programa de Aprimoramento Profissional pela Faculdade de Medicina da UNESP e atua na área de nutrição clínica e culinária em SPAs.

Mas não é só o calor que deixa o corpo inchado. Existem outras causas, como o sedentarismo, a alimentação inadequada, o tabagismo e as alterações hormonais no período pré-mestrual. Quantas vezes você se pesou na TPM e descobriu que estava uns quilinhos acima do seu peso normal?
Uma das formas de evitar a retenção líquida é mudando alguns hábitos alimentares. Quer saber quais são? Veja aqui sugestões preciosas do especialista Mauro. Você vai se surpreender como os resultados na balança.
1. Diminua a ingestão de sódio. O excesso desse mineral faz com que o corpo retenha mais líquido, causando o inchaço. O sódio é encontrado no sal e em produtos industrializados, como embutidos (mortadela, salsicha, salame e linguiça), sopas de pacote, macarrão instantâneo, refrigerantes (inclusive os light e diet), pizzas congeladas, snacks, molho shoyu e até em alguns queijos brancos. “A recomendação de ingestão diária de sódio é de 2,4 g, ou seja, 6 g de sal”, aconselha o nutricionista.
2. Consuma alimentos diuréticos. Quanto mais água tiver em sua composição, melhor. Bons exemplos são as frutas, como uva, banana, melão, melancia, manga, pera, limão, morango e abacate. Inclua no seu cardápio também verduras (alface, agrião, almeirão, rúcula, salsa, manjericão, orégano e alecrim) e legumes ( chuchu, tomate, abobrinha e berinjela). Os chás, como o verde e o de carqueja, também são indicados.
3. Beba água com frequência. O ideal é tomar, pelo menos, 2 litros por dia. Além de prevenir a retenção líquida, também ajuda a eliminar toxinas do organismo e auxilia no bom funcionamento dos rins, do intestino e da circulação corporal.
4. Siga uma dieta equilibrada. Faça sempre 5 refeições diárias. Coma de 3 a 4 frutas por dia. Invista em um bom prato de salada no almoço e no jantar. E evite alimentos gordurosos e ricos em sal e açúcar.